sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Responsabilidade Social e Omissão na Sociedade Contemporânea

fonte da imagem: johnfenzel.typepad.com/

Em nossa sociedade contemporânea, nascem diversos problemas, levando o cidadão consciente a refletir sobre determinadas questões sociais. Uma questão muito pertinente, mas que passa despercebida aos olhos de muitos, é a relação responsabilidade social vs. omissão.
Diariamente presenciamos atos imorais e até mesmo criminosos e, partindo dessa observação surgem inúmeras incógnitas, tornando necessário conhecer onde termina o respeito e a individualidade de cada um e começa a conivência com o ato imoral.
Devemos usar do bom senso e principalmente de princípios éticos para lidar com tais infrações. Primeiramente devemos compreender que a ordem, o sucesso e a felicidade são objetivos sociais e uma vez que o cidadão compreende que o bem coletivo é maior e necessário, tanto para o progresso individual quanto o comunitário, começa a ter uma visão mais sólida de si mesmo e dos demais perante o conjunto.
A partir disto, entende-se que qualquer ação de qualquer indivíduo que exceda o livre arbítrio e prejudique de qualquer forma um terceiro inocente acaba também por prejudicar toda a sociedade, fazendo necessária a repreensão de tal indivíduo (seja ela verbal ou contatando as autoridades respectivamente competentes ao ato infracional), categorizando qualquer ato diferente deste omissivo e de encontro às responsabilidades sociais.

Enquanto houver omissão, a ordem, o sucesso e a felicidade não serão alcançados.


Gabriel Ferreira Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário